Consórcio



Prêmios

Prêmio ABAC de Monografia em Consórcio

O Prêmio ABAC de Monografia em Consórcio, instituído em 1º de setembro de 2008, teve como objetivo estimular a pesquisa e o estudo científico sobre o Sistema de Consórcios, possibilitando assim a construção de bibliografia - ainda incipiente - sobre a atividade.

O Prêmio visou também alinhar o Sistema de Consórcios com o processo de Educação Financeira da população brasileira, integrando-se aos pressupostos de instituições comprometidas em implementar uma política pública voltada para esclarecer os mecanismos que regem as decisões e a condução da vida financeira dos indivíduos de todas as classes sociais.

Com isso, a entidade propôs-se a incentivar a produção de trabalhos acadêmicos versando sobre o tema, democratizando, dessa forma, a participação dos cidadãos na apresentação de ideias que contribuíssem para acelerar o desenvolvimento do Sistema e do País.

Sempre com o foco no futuro, a postura da ABAC sustenta-se na crença de que o Sistema de Consórcios há mais de 50 anos vem participando efetivamente da vida do brasileiro, contribuindo para a realização de sonhos e formação de patrimônios.

Os trabalhos enviados apresentaram alto grau de rigor científico e concentraram-se no tema proposto, abordando-o sob diferentes ângulos, o que atestou o interesse despertado tanto entre os profissionais em geral quanto na comunidade acadêmica. Todos foram publicados na íntegra no livro 1º Prêmio de Monografia em Consórcios.

As seis monografias premiadas analisaram o consórcio como meio singular para a aquisição de bens e investimento e como instrumento de poupança programada. Por meio de análise econômica avançada, avaliaram as vantagens para o investidor que, ao poupar e investir por meio do consórcio, recebe algo palpável ao final do investimento; compararam o consórcio com outras formas de investimento, comprovando suas vantagens na aquisição de  bens; analisaram o consórcio sob a perspectiva de modelos multivariados; e fizeram uma analogia do consórcio com os 4Ps de Marketing: Planejamenato, Poupança, Patrimônio e Ponto de Equilíbrio Financeiro, com um viés mais econômico.

Como se pode detectar pelo impacto da leitura dos trabalhos, a repercussão e o pleno êxito do Prêmio certamente contribuíram para o aumento do interesse científico no estudo do tema e para o conhecimento mais aprofundado da atividade consorcial. 

Para ver o regulamento, clique aqui.