31/10/2019

Matéria de outubro de 2019 - Dados de setembro de 2019

ATÉ SETEMBRO, CONSÓRCIOS SUPERAM 2,1 MILHÕES DE NOVAS COTAS VENDIDAS E NEGÓCIOS APROXIMAM-SE DOS R$ 100 BILHÕES
Ativos Administrados e Patrimônio Líquido Ajustado do Sistema de Consórcios avançam e comprovam o vigor do segmento
Jovens pensam no futuro de olho no consórcio

O Sistema de Consórcios fechou o período de janeiro a setembro com novo recorde no acumulado de vendas: 2,11 milhões de novas cotas, registrando alta de 12,23% sobre o mesmo período do ano passado, quando atingiu 1,88 milhão. A partir deste volume, os negócios realizados totalizaram R$ 95,86 bilhões (jan-set/2019), 25,41% sobre R$ 76,44 bilhões (jan-set/2018). O tíquete médio do mês ficou em R$ 49,14 mil.

Os créditos concedidos aos contemplados somaram R$ 31,10 bilhões, 2,84% mais que os R$ 30,24 bilhões anotados há um ano. O acumulado de contemplações chegou a 908,77 mil (jan-set/2019), quase um milhão, sendo 1,72% maior que as 893,37 mil anteriores (jan-set/2018).

As características do Sistema de Consórcios estimulam o consumidor a exercitar as boas práticas financeiras. Mais consciente de suas finanças, a tendência é a substituição da compra por impulso e da aquisição imediata pelo consumo consciente e responsável. Há ainda a possibilidade de formação ou ampliação do patrimônio pessoal, familiar ou empresarial por meio desse mecanismo consagrado de autofinanciamento que existe no país há mais de 55 anos.

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, "o crescimento das adesões ao mecanismo, ultrapassando os dois milhões, resulta da ampliação e da consolidação da essência da educação financeira, por meio de um comportamento cada vez mais consciente dos consumidores quando planejam a aquisição de bens ou contratação de serviços. O consórcio, além de viabilizar o objetivo desejado, também proporciona economia nos custos finais e com possibilidade de pagamento das parcelas dentro de orçamentos, em virtude de prazos mais longos."

Em retrospectiva, os dados mostram que as vendas de novas cotas nos nove meses do ano bateram novo recorde, quando comparado com os de anos anteriores, a partir de 2015.

Em setembro, o Sistema de Consórcios contabilizou 7,31 milhões de participantes ativos, 3,54% acima dos 7,06 milhões do mesmo mês no ano passado.

O maior número de consorciados ativos estava em Veículos Leves com 50,48%. Na sequência estiveram: Motocicletas e Motonetas, com 29,27%, Imóveis, com 13,31%, Veículos Pesados, com 4,56%, Serviços, com 1,43%, e Eletroeletrônicos e Outros Bens Móveis duráveis, com 0,95%.

ATIVOS DOS CONSÓRCIOS E PATRIMÔNIO LÍQUIDO AJUSTADO - PLA AVANÇAM E FORTALECEM O SISTEMA DE CONSÓRCIOS

Nos últimos dois anos, houve crescimento de mais de 40% no PLA e acima de 14% nos ativos administrados

No encerramento do primeiro semestre do ano, o Sistema de Consórcios anotou alta de 14,86% no Patrimônio Líquido Ajustado (PLA), soma do capital e reservas das administradoras de consórcios verificada em junho de 2019 contra o registrado no mesmo período de 2018.

O salto foi de R$ 13,12 bilhões (jun/2018) para R$ 15,07 bilhões (jun/2019).

Nos últimos dois anos o avanço foi de 43,80%, partindo de R$ 10,48 bilhões em junho de 2017 para R$ 15,07 bilhões no mesmo mês de 2019.

Em paralelo, os Ativos Administrados dos grupos de consórcios em andamento, soma dos recebíveis e das disponibilidades e aplicações financeiras, mostraram evolução de 1,88% na comparação semestral, subindo de R$ 213 bilhões (jun/2018) para R$ 217 bilhões (jun/2019).

Nos últimos dois anos o aumento foi de 14,21%, progresso de R$ 190 bilhões em junho de 2017 para R$ 217 bilhões naquele mês de 2019.

RESUMO

- R$ 217 BILHÕES (JUNHO/2019)
- R$ 213 BILHÕES (JUNHO/2018)

- R$ 15,07 BILHÕES (JUNHO/2019)
- R$ 13,12 BILHÕES (JUNHO/2018)

NEGÓCIOS REALIZADOS GERAM EMPREGOS E ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS

As atividades crescentes das administradoras de consórcios geraram arrecadação de tributos e das contribuições sociais, ampliando 11,35% na relação entre o primeiro semestre de 2019 sobre os de 2018.  No ano passado, foram contabilizados R$ 1,41 bilhão em impostos contra R$ 1,57 bilhão deste.

- R$ 1,57 BILHÃO (JANEIRO-JUNHO/2019)
 - R$ 1,41 BILHÃO (JANEIRO-JUNHO/2018)

EMPREGOS GERADOS DIRETOS E INDIRETOS
   - MAIS DE 250 MIL**

*  Banco Central do Brasil
** ABAC

JOVENS PENSAM NO FUTURO DE OLHO NO CONSÓRCIO

Quando pensam em seus objetivos pessoais e até familiares, 49% dos jovens, nas faixas etárias de 18 a 24 anos e de 25 a 34 anos, entrevistados pela Quorum Brasil, por solicitação da ABAC, sinalizaram a intenção de compra de bens pelo consórcio. Consideraram também a necessidade de conhecer mais detalhes sobre o funcionamento da modalidade,

Quando questionados sobre quais produtos comprariam pela modalidade, os dois grupos empataram em 72%, lembrando em primeiro lugar do automóvel. O imóvel foi o segundo colocado, sendo que 52% estavam no primeiro grupo e 54% no segundo.

De olho no futuro, o planejamento, característica básica dos consórcios, ocupa papel importante em ambos grupos, oscilando de 80% a 82% entre as faixas.

Neste item da pesquisa, realizada recentemente, o destaque ficou para as mulheres com 83% contra 79% dos homens, enquanto nas classes sociais, a D sobressaiu-se com 71% e a A chegou a 86%.

Ao olharem o consórcio como mecanismo para viabilizar conquistas no futuro, houve percepções análogas em ambas faixas etárias, com destaque para três aspectos: estabilidade, tecnologia e família. Outras, com menor evidência, todavia também importantes, foram lembradas: dinheiro, felicidade, sucesso e trabalho.

RESUMO GERAL E SETORIAL DAS VENDAS DE NOVAS COTAS
JANEIRO-SETEMBRO DE 2019 X 2018

Os indicadores setoriais e geral das vendas de novas cotas, de janeiro a setembro deste ano, anotaram avanços nos acumulados de adesões do consumidor ao consórcio, tanto para bens imóveis ou móveis duráveis como para serviços.

Os desempenhos, setor a setor onde os consórcios estão presentes, assinalaram 930,32 mil novas cotas vendidas de veículos leves, 796,50 mil de motocicletas, 231 mil de imóveis, 67,01 mil de veículos pesados, 52,52 mil de serviços e 36,36 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, totalizando 2,11 milhões de adesões.

Estes totais proporcionaram crescimento nos seis setores: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis (84,57%), serviços (55,38%), veículos pesados (33,09%), imóveis (18,31%), veículos leves (9,58%) e motocicletas (8,48%). Com os aumentos apontados em veículos leves, veículos pesados e motocicletas, o segmento de automotores registrou alta de 9,82%.

O SISTEMA DE CONSÓRCIOS DIVIDIDO POR SETORES

VEÍCULOS AUTOMOTORES EM GERAL
MAIS ADESÕES GERAM NEGÓCIOS QUE CRESCEM QUASE 23%

No nono mês do ano, os indicadores do setor de automotores, que inclui Veículos Leves, Veículos Pesados e Motocicletas apontaram resultados expressivos.

O total de participantes cresceu 1,65% e saltou de 6,07 milhões (set/2018) para 6,17 milhões (set/2019).

Enquanto as adesões aumentaram 9,82%, acumulando 1,79 milhão sobre 1,63 milhão, na comparação dos períodos de janeiro a setembro de 2019 X 2018, os negócios correspondentes avançaram 22,83%, passando de R$ 49,41 bilhões para R$ 60,69 bilhões.

As contemplações mostraram estabilidade no período em 817,86 mil, porém apontaram alta de 1,78% nos créditos concedidos aos consorciados, potencialmente injetados no setor automobilístico, em pouco mais de R$ 25 bilhões.

VEÍCULOS LEVES
(AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, UTILITÁRIOS)
NEGÓCIOS COM VENDAS DE NOVAS COTAS AVANÇAM MAIS DE 18%

De janeiro a setembro, as adesões somaram 930,32 mil, 9,58% mais que as 849 mil (jan-set/2018), com os decorrentes negócios do setor avançando de R$ 35,59 bilhões para R$ 42,04 bilhões, alta de 18,12% nos mesmos períodos.

O tíquete médio do mês foi de R$ 43,41 mil, estável em relação aos R$ 43,18 mil anteriores.

O total de participantes ativos aumentou. Em setembro, atingiu 3,69 milhões, 2,50% superior aos passados 3,60 milhões.

Enquanto o total das contemplações se mantive estável, com pouco mais de 422 mil, nos acumulados de janeiro a setembro 2019 x 2018, os relativos créditos concedidos também mostraram estabilidade ao somarem R$ 17,22 bilhões nos dois períodos.

No acumulado dos nove meses, a potencial participação das contemplações nas vendas do mercado interno foi de 24,5%. Este percentual correspondeu a um veículo leve a cada quatro comercializados no mercado interno por meio do mecanismo.

MOTOCICLETAS E MOTONETAS
EM SETEMBRO, NEGÓCIOS CRESCEM QUASE 30%

O setor de motocicletas e motonetas encerrou setembro registrando aumento de 8,48% nas adesões. A somatória mostrou 796,50 mil (jan-set/2019), valor maior que as 734,25 mil (jan-set/2018).

O tíquete médio, que estava em R$ 8,64 mil (set/2018), anotou alta de 87,15% e atingiu R$ 16,17 mil (set/2019), provocando crescimento nos correspondentes negócios realizados nesses meses comparados aos de 2018. Com mais 29,38%, saltaram de R$ 6,16 bilhões para R$ 7,97 bilhões.

Paralelamente, as contemplações apontaram estabilidade. Com -0,96%, houve ligeira queda de 370,50 mil (jan-set/2018) para 366,95 mil (jan-set/2019), enquanto nos créditos concedidos a retração foi de R$ 3,96 bilhões (jan-set/2018) para R$ 3,93 bilhões (jan-set/2019), também estável com apenas -0,75%.

Os participantes ativos do setor das duas rodas acusaram retração de 1,83%, decrescendo de 2,18 milhões (set/2018) para 2,14 milhões (set/2019).

Nos nove meses, a potencial participação das contemplações nas vendas do mercado interno de motocicletas e motonetas foi de 45%, percentual equivalente a quase uma moto a cada duas vendidas por meio do mecanismo.

VEÍCULOS PESADOS
(CAMINHÕES, ÔNIBUS, SEMIRREBOQUES, TRATORES, IMPLEMENTOS)
SETOR CRESCE MAIS DE 30% EM ADESÕES E QUASE 40% NOS NEGÓCIOS

Ao incluir caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários, o setor mostrou progresso em todos os indicadores.

Registrou-se evolução de 33,09% nas vendas de novas cotas e 39,30% nos correspondentes créditos comercializados nos nove meses do ano sobre o mesmo período de 2018. As adesões subiram de 50,35 mil (jan-set/2018) para 67,01 mil (jan-set/2019) e os negócios de R$ 7,66 bilhões para R$ 10,67 bilhões.

O total de consorciados ativos aumentou 11,12%, subindo de 300 mil (set/2018) para 333,37 mil (set/2019).

A soma de contemplados cresceu 13,21%. Até setembro de 2018 eram 25,05 mil e, no mesmo mês deste ano, chegaram a 28,36 mil. Os créditos concedidos, relativos aos mesmos meses, tiveram alta de 13,56%. De R$ 3,54 bilhões alcançaram R$ 4,02 bilhões.

O tíquete médio, que era de R$ 156,45 mil (set/2018), avançou 3,98% e chegou aos R$ 162,67 mil (set/2019).

NEGÓCIOS AVANÇAM QUASE 30% ENQUANTO VENDAS DE NOVAS COTAS CRESCEM MAIS DE 18%

No setor de imóveis, o volume de consorciados ativos, que está cada vez mais próximo do milhão, atingiu 972,64 mil em setembro, 11,03% mais que os 876 mil daquele mês no ano passado.
Com alta de 9,14%, o tíquete médio mensal, que era de R$ 140,65 mil, alcançou R$ 153,51 mil e contribuiu para o aumento de 29,31% dos créditos comercializados no acumulado do período. A soma registrou R$ 34,50 bilhões (jan-set/2019) quando antes era de R$ 26,68 bilhões (jan-set/2018)

As vendas de novas cotas também avançaram, 18,31%, com o crescimento de 195,25 mil (jan-set/2018) para 231 mil (jan-set/2019).

Observa-se que no acumulado de contemplações e nos créditos concedidos houve contemplados que optaram pela formação de patrimônio, enquanto outros o ampliaram. Houve também quem decidiu por adquirir imóveis para locação com o objetivo de obter rendimentos extras e melhorar sua renda mensal antes ou durante a aposentadoria.

No total acumulado de contemplações, nos nove meses deste ano, houve alta de 6,54%, com 53,85 mil (jan-set/2018) passando para 57,37 mil (jan-set/2019). Os relativos créditos concedidos aumentaram 6,48%, de R$ 5,40 bilhões para R$ 5,75 bilhões.

De janeiro a setembro deste ano, 3.156 consorciados-trabalhadores, participantes dos grupos de consórcios de imóveis, utilizaram parcial ou totalmente seus saldos nas contas do FGTS, totalizando R$ 150,48 milhões, segundo o Gepas/Caixa.

RITMO DE CRESCIMENTO SETORIAL VARIOU DE 50% A 80%

Os negócios contratados nos consórcios de serviços ampliaram 79,29% em razão do aumento de 55,38% nas adesões de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

As vendas de novas cotas cresceram de 33,80 mil (jan-set/2018) para 52,52 mil (jan-set/2019), enquanto os contratos comercializados foram de R$ 251,71 milhões para R$ 451,29 milhões.

As contemplações acumuladas atingiram 60,30% de aumento sobre 2018, passando de 14,08 mil (jan-set/2018) para 22,57 mil (jan-set/2019). O total de créditos concedidos a consorciados contemplados foi de R$ 78,36 milhões para R$ 125,36 milhões, naqueles meses, com alta de 59,98%.

Os participantes ativos alcançaram 104,35 mil (set/2019), 49,07% superior aos 70 mil (set/2018).

O tíquete médio de setembro do ano passado, que esteve em R$ 7,67 mil, fechou em R$ 11,88 mil naquele mês deste ano, alta de 54,89%.

Com um histórico de doze anos, o consórcio de serviços tem reafirmado sua importância junto aos consumidores, pessoas físicas ou jurídicas, especialmente por suas características de flexibilidade e diversidade de usos quando das contemplações.

NEGÓCIOS CRESCEM QUASE 125%, ENQUANTO VENDAS AUMENTAM QUASE 85%

O setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis registrou expressiva alta nas vendas de novas cotas: nos nove meses deste ano, houve 84,57% de aumento sobre o realizado no mesmo período de 2018. O volume totalizou 36,36 mil (jan-set/2019) contra 19,70 mil (jan-set/2018).

Os créditos comercializados com essas adesões somaram R$ 224,61 milhões (jan-set/2019), 124,25% acima dos R$ 100,16 milhões (jan-set/2018).

As contemplações verificadas no setor, nesse período, acumularam 10,98 mil, alta de 43,71% sobre as 7,64 mil do ano passado. Os créditos concedidos aos consorciados contemplados totalizaram R$ 53,51 milhões versus R$ 40,88 milhões em iguais meses, com avanço de 30,90%.

O tíquete médio de setembro apontou aumento de 80,31%, provocando ampliação dos R$ 5,23 mil para R$ 9,43 mil.

O total de participantes ativos chegou a 64,21 mil (jan-set/2019), 64,64% mais que os 39 mil (jan-set/2018) anteriores.
.................................................................................

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios está lançando o Guia Consórcios de A a Z. Todas as informações sobre o Sistema de Consórcios, desde a adesão até o encerramento do grupo.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios disponibiliza o Programa de Certificação ABAC,
destinado aos profissionais de vendas e representantes de administradoras de consórcios, sejam associadas ou não à entidade de classe. Trata-se da primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios, o PCA10.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE CONSÓRCIOS PODEM SER ENCONTRADAS NO SITE www.abac.org.br.

JORNALISTA, CADASTRE-SE NA SALA DE IMPRENSA DO NOSSO SITE - http://abac.org.br/imprensa/cadastro-de-jornalistas.

ACOMPANHE TAMBÉM OS CONSÓRCIOS PELO TWITTER - www.twitter.com/abacweb.